Auditoria
A auditoria contribui para oferecer credibilidade às demonstrações contábeis e financeiras de sua organização, permitindo que:
A) Investidores;
B) Acionistas;
C) Sócios;
D) Clientes;
E) Fornecedores;
F) Empregados
G) Governos
H) Demais agentes de mercado;
Reconheçam o valor real e tenham maior confiança e segurança para investir recursos na empresa ou organização.
A auditoria compreende o exame de documentos, livros, registros, inspeções e obtenção de informações e confirmações (internas e externas).
O processo para efetuar uma auditoria de forma correta, deve contemplar as seguintes fases:
> Planejamento Inicial da auditoria:
Visita inicial a empresa, elaboração do escopo da auditoria, definição do objeto da auditoria e cronograma com todos os passos do serviço a ser elaborado.
> Análise do risco da auditoria:
Temos três tipos de riscos em um trabalho de auditoria
– Risco inerente: que é o risco que se origina da natureza própria da conta ou tipo de operação analisada;
– Risco de controle: que consiste na incapacidade do sistema de controle interno de evitar ou detectar oportunamente um erro importante;
– Risco de detecção: que nada mais é do que o risco de que erros importantes, individualmente ou em conjunto com as contas anuais, não sejam detectados pelas provas substantivas.
> Execução dos trabalhos de auditoria:
– Reunião de abertura: a reunião de abertura é feita para repassar aos envolvidos todo o processo já definido, tais como: escopo, objeto e critérios. Serão confirmadas, ainda, as datas para cada etapa, para que não haja contratempos.
– Condução da auditoria: o auditor precisa observar e realizar os apontamentos necessários. Em auditorias externas, principalmente, é importante evitar interferências e sempre solicitar permissão para fazer algo. É importante, ainda, que o auditor gerencie o tempo para a realização de cada atividade, não desrespeitando o cronograma já definido.
– Reuniões periódicas: na auditoria externa é necessário realizar reuniões periódicas para apresentação de resultados parciais. Assim, será possível deixar a direção e o cliente a par das não conformidades encontradas.
– Reunião de encerramento: a reunião será coordenada pelo auditor líder. Esse é o momento em que serão apresentados os relatórios de não conformidade, bem como esclarecidas as dúvidas. Na reunião de encerramento, todos os parâmetros que foram utilizados para alcançar aquele resultado são repassados.
> Resultado final:
– Entrega do relatório: este relatório vai conter todo o processo realizado na auditoria, apresentando as não conformidades encontradas no procedimento.
A partir das irregularidades identificadas o auditor deve propor ações corretivas ou preventivas, respectivamente, a serem adotadas.
A partir desse relatório, a direção da empresa auditada pode identificar a causa daquelas não conformidades, elaborar e/ou propor soluções e corrigir os problemas identificados,
– Avaliação da efetividade: o processo de auditoria não termina na entrega do relatório, afinal ela é realizada por um motivo que é maximizar a eficiência dos processos e minimizar/corrigir as falhas.
Após a identificação das ações corretivas e preventivas e a implementação das soluções encontradas, é necessário que seja realizada a avaliação de efetividade da auditoria realizada.