Auditoria Tributária

Auditoria Tributária

 

Tem como atribuição a adequação dos saldos contábeis, com base nos princípios, postulados e convenções contábeis e legislação tributária, com o intuito de evitar o pagamento indevido ou a maior de tributos, bem assim visando a economia de tributos.

Revisar as Declarações exigidas pelos órgãos governamentais: DIPJ, DCTF, DACON, DIMOB, DIRF, PERDCOMP, DIRF e ainda as exigidas pelos governos estaduais e municipais. A revisão é de grande importância, erros nas informações contidas nas citadas declarações, além das multas e perda de tempo para acertá-las, chamam a fiscalização para dentro da empresa.

Examinar o lucro presumido, a base de cálculo, percentual da base de cálculo, alíquotas, recolhimentos, códigos, informação na DCTF, opção pelo regime de caixa ou competência.

Averiguar se a empresa está escriturando todos os livros e controles exigidos pela legislação, tais como: Livro Diário, Livro Razão, LALUR, Livro de Inventário, Livros Fiscais: entrada, saída e apuração IPI e ICMS, Livro de Registro de Serviços – ISS, Livros Auxiliares Contábeis, Sistema escritural eletrônico, Arquivos magnéticos. Não sendo registrados esses livros a empresa pode sofrer sanções do fisco, como o arbitramento de suas receitas ou do seu lucro.