Plano de Negócios
Um plano de negócio é um documento que descreve a sua futura empresa e quais passos devem ser dados para que os objetivos sejam alcançados, diminuindo os riscos e as incertezas.
Um plano de negócio permite identificar e restringir seus erros antes de cometê-los no mercado.
O plano de negócios irá ajudá-lo a concluir se sua ideia é viável e a buscar informações mais detalhadas sobre o seu ramo, os produtos mercadorias e serviços que irá oferecer, seus clientes, concorrentes, fornecedores e principalmente descobrir e avaliar os pontos fortes e fracos do seu negócio.
Informações são a matéria-prima de qualquer plano de negócio, portanto pesquise e procure conhecer tudo sobre o seu setor, tais informações podem ser obtidas em jornais, revistas, associações, feiras, cursos ou junto a outros empresários do ramo.
Lembre-se de que um plano de negócio é uma trilha e não um trilho e não deve ser encarado como um instrumento rígido, portanto, é preciso acompanhá-lo permanentemente.
O plano de negócio fala por você. Quanto melhor sua aparência e quanto mais claras as ideias, melhores serão os resultados.Além disso, procure fazê-lo bem-feito e organizado. Assim, você irá tornar mais fácil sua utilização e sua consulta.
Um plano de negócio pode ser usado para se conseguir novos sócios e investidores, para estabelecer parcerias com fornecedores e clientes ou mesmo ser apresentado a bancos para a solicitação de financiamentos. Entretanto, lembre-se de que o maior usuário do seu plano é você mesmo.
As partes de um plano de negócio são:
1 – Sumário Executivo
Esta parte é o inicio do seu documentos e vai conter seus pontos mais importantes, nele você vai descrever:
• Resumo dos principais pontos do plano de negócio;
• Dados dos empreendedores, experiência profissional e atribuições;
• Dados do empreendimento (se já estiver registrado: inscrição na Jucesp ou Cartório, Cnpj, Inscrição Estadual, Inscrição Municipal);
• Missão da empresa;
• Setores de atividades;
• Forma jurídica;
• Enquadramento tributário;
• Capital social;
• Fonte de recursos.
2 – Análise de mercado
É a obtenção de informações relacionadas ao mercado de atuação de uma empresa, e que podem impactar no sucesso ou fracasso deste empreendimento.
– Fornecedores.
3 – Plano de marketing
– Preço;
– Estratégias promocionais;
– Estrutura de comercialização;
– Localização do negócio.
4 – Plano operacional
– Capacidade produtiva, comercial ou serviços;
– Processos operacionais;
– Necessidade de pessoal.
5 – Plano Financeiro
Nessa etapa, iremos determinar o total de recursos a ser investido para que a empresa comece a funcionar e projetar os resultados .
– Investimento total;
– Estimativa dos investimentos fixos;
– Capital de giro;
– Investimentos pré-operacionais;
– Estimativa do faturamento mensal da empresa;
– Estimativa do custo unitário de matéria-prima, materiais diretos e terceirizações;
– Estimativa dos custos de comercialização;
– Apuração dos custos dos materiais diretos e ou mercadorias vendidas;
– Estimativa dos custos com mão de obra;
– Estimativa do custo com depreciação;
– Estimativa dos custos fixos operacionais mensais;
– Demonstrativo projetando os resultados;
– Indicadores de viabilidade ( Ponto de equilíbrio, Lucratividade, rentabilidade, Prazo de retorno do investimento).
6 – Construção de cenários
Simule valores e situações diversas para a empresa e pense em ações para evitar e prevenir-se frente às adversidades ou então para potencializar situações favoráveis.
– Provável;
– Pessimista;
– Otimista.
7 – Avaliação estratégica
Seu objetivo é detectar pontos fortes e fracos, com a finalidade de tornar a empresa mais eficiente e competitiva, corrigindo assim suas deficiências.
– Análise da matriz F.O.F.A. ou S.W.O.T
8 – Avaliação do Plano de Negócio
O Plano de Negócio desenvolvido por você é um valioso instrumento de planejamento. Por ser o seu mapa ou bússola que vai orientar de percurso, ele deve ser consultado e acompanhado constantemente.
Avalie cada uma das informações e lembre-se de que o plano de negócio tem por objetivo ajudá-lo a responder a pergunta lançada no início desse manual: “Vale a pena abrir, manter ou ampliar o meu negócio?”.
Saiba que o mundo e o mercado estão sujeitos a mudanças; a cada dia surgem novas oportunidades e ameaças. Assim sendo, procure adaptar seu planejamento às novas realidades.
É por este motivo que um plano de negócio precisa ser corrigido, alterado e ajustado. Procure refazer seu plano de tempos em tempos.
Empreender é sempre um risco, mas empreender sem planejamento é um risco que pode e deve ser evitado.
O plano de negócio, irá auxiliá-lo a tomar decisões mais acertadas, assim como a não se desviar de seus objetivos.
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A Valdeci Medeiros Contabilidade pode te auxiliar na confecção de um plano de negócios.