Contabilidade Comercial

Contabilidade Comercial

 

Contabilidade comercial é o ramo da contabilidade aplicado ao estudo e ao controle do patrimônio das empresas comerciais, com fim de oferecer informações sobre sua composição e suas variações, bem como sobre o resultado decorrente da atividade mercantil.

 

São exemplos de empresas comerciais que devem ter contabilidade regular:

– Padarias;
– Restaurantes, lanchonetes e pizzarias;
– Supermercados;
– Farmácias;
– Lojas em geral.

 

A prestação de serviços contábeis para as empresas prestadoras de serviços consiste em:

Escrituração do Livro Diário

> Escrituração do Livro Razão;

Escrituração do Livro Caixa.

 

Elaboração de:

 Balancetes Mensais, Trimestrais e Anuais;

BP – Balanço Patrimonial;

>DRE – Demonstração de Resultado do Exercício;

>DRA – Demonstração de Resultado Abrangente;

>DLPA – Demonstração de Lucros e Prejuízos Acumulados;

>DMPL – Demonstração Mutação Patrimônio Líquido;

>DFC – Demonstração do Fluxo de Caixa;

>DVA – Demonstração de Valor Adicionado;

>NE – Notas Explicativas;

>Demais Relatórios Contábeis.

Balancetes, Balanço Patrimonial, Demonstração de Resultados e Notas Explicativas  são obrigatórios para todas as empresas, independente de sua opção tributária (Simples Nacional ou Lucro Presumido).

 

Setor Fiscal

> Orientações e controle da aplicação dos dispositivos legais vigentes;

>Escrituração Fiscal dos livros obrigatórios a sua empresa;

> Emissão das  Guias das para Recolhimento dos tributos;

> Execução das Obrigações Acessórias : Federais, Estaduais e Municipais;

>Orientação quanto a Guarda de Documentos;

Atendimento das demais exigências previstas em atos normativos, bem como de eventuais procedimentos de fiscalização tributária.

 

Departamento Pessoal

O departamento pessoal é a parte integrante mais importante da sua estrutura organizacional  e realiza tarefas e atividades específicas, na qual cuidam dos assuntos referentes a todos os colaboradores sejam  eles Sócios; Prestadores de Serviços ou Funcionários, durante toda a sua vida laboral e envolve:

>  Admissão de empregados e sócios;

>  Férias;

Rescisão de Contrato de Trabalho;

>  Folha de pagamento de salários, pro-labores e autônomos (prestadores de serviços);

>  Orientação e controle da aplicação dos preceitos da Consolidação das Leis do Trabalho, Previdência Social  e outros aplicáveis às relações de emprego.