Terceirização

Terceirização

 

 

SELEÇÃO DO PROFISSIONAL

 

O primeiro passo a ser dado em uma contratação de serviços é identificar de acordo com o tipo de trabalho que temos em mão, qual empresa ou profissional é capaz de executa-lo de forma a atender as nossas exigências técnicas ou comerciais.

 

Para tanto, precisamos procurar no mercado aquelas empresas ou profissional que atuem dentro do segmento de trabalho que necessitamos pois, mesmo em se tratando de empresas ou profissional especializada naquilo que precisamos, teremos várias opções tanto de empresas quanto de profissionais.

 

As empresas ou profissionais que prestam serviços precisam estar suficientemente preparadas (os) para atender o cliente.

 

O preparo significa:

A) Conhecimentos técnicos;
B) Equipamentos;
C) Qualificação profissional.

 

Devemos observar ainda a forma de atendimento que a empresa ou profissional proporciona ao cliente:
– Cordialidade no trato pessoal;
– Objetividade quando temos urgência do serviço;
– Forma de atendimento proporcionado quando do contato;
– Cumprimento dos prazos prometidos.

 

REQUISITOS

 

Toda contratação de serviços para ser bem sucedida deve preceder de uma elaboração do escopo de trabalhos clara e bem definida.

 

Devemos observar em todos os tipos de contratações os requisitos necessários a serem atendidos de acordo com o tipo de trabalho em questão.

Veja um exemplo:

 

Serviço: Terceirização dos serviços contábeis de um condomínio

A) Proposta detalhada dos serviços que serão prestados;
B) Qualificação do profissional que ira atender o condomínio;
C) Lista de equipamentos e materiais que serão utilizados na execução dos serviços;
D) Planejamento detalhado dos serviços com cronogramas das tarefas;
E) Estimativa das horas para a execução das tarefas;
F) Apresentação de um modelo dos serviços que serão executados;
G) Relatar qual o procedimento em caso de detecção de anormalidade;
H) Prazos de entrega dos serviços;
I) Definir se o contratado vai recolher os encargos sociais e impostos ou se será o contratante.

 

Quando estes itens são observados e analisados tem se como resultado um relacionamento saudável entre o prestador de serviços e o contratante.

 

PARCERIA ENTRE CONTRATANTE E CONTRATADO

 

Uma parceria entre contratante e contratado é muito mais que simplesmente existir um contrato de serviços entre os mesmos.

 

A parceria na verdade se constitui em um processo de identificação das necessidades reais de ambas as partes, que deve ser conduzido de maneira clara, objetiva, honesta e continua, visando atingir o ideal de satisfação de todos os participantes.

 

Por se tratar de um processo, a parceria deve ser constantemente trabalhada a fim de que correções de direcionamento de percurso de ambos os lados sejam realizados de forma simples e segura.

 

Em uma parceria verdadeira tanto contratante quanto contratado serão os vencedores do processo na medida em que estarão procurando os pontos de equilíbrio para todas as questões,dentro da filosofia primordial de trabalho do “ganha-ganha”.

 

Basicamente ganha o contratante por possuir um atendimento preferencial e personalizado, visto ser do conhecimento do contratado as suas necessidades e dificuldades e, ganha o contratado por poder atuar de forma mais abrangente e desta maneira ter a possibilidade de realizar serviços de alta qualidade.

 

Por fim um Contrato de Prestação de Serviços seria o principal instrumento utilizado no processo de parceria para estabelecer em um documento todos os pontos do acordo firmado entre as partes.