Análises Gerenciais

Análises Gerenciais

 

Cada empresa tem as suas peculiaridades próprias a considerar:

– A natureza jurídica da organização (S/A., Ltda, Individual);
– O porte da empresa;
– A quantidade de sócios;
– O ramo de negócio da empresa;
– As condições de giro do negócio;
– O processo de formação do resultado;
– As condições legais (leis que atingem para restringir ou incrementar as atividades);
– As condições econômicas (conjunturas gerais dos negócios);
– A localização da empresa (mercado no qual atua).

 

No que se refere ao tipo de análise, ela poderá se classificada da seguinte forma:

 

Análise temporal:  desenvolvida para acompanhar a evolução de determinado elemento patrimonial ou de resultado da empresa em determinados períodos.

 

Análise comparativa: desenvolvida para estabelecer comparações dos índices.

 

Os processos e métodos de Análise Contábil são dois:


Análise vertical: O principal objetivo da análise vertical é mostrar a importância de cada conta na demonstração financeira a que pertence. Consiste na determinação dos percentuais de cada conta ou cada grupo de contas do balanço patrimonial, em relação ao valor total do Ativo ou Passivo.


Análise horizontal ou de evolução: é uma técnica que parte da comparação do valor de cada item do demonstrativo, em cada período, com o valor correspondente em um determinado período anterior, considerado como base. Sua finalidade é calcular a variação de um ou mais contas em determinados períodos.

 

Podemos obter indicadores nas demonstrações contábeis de:
A) Liquidez: corrente, seca, imediata, geral;
B) Operacional;
C) Estrutura;
D) Rentabilidade;
E) Endividamento;
F) Margens: bruta, liquida, contribuição;
G) Ciclo Operacional.

 

O que vai definir quais e que tipos de indicadores serão usados, é a atividade da empresa.

 

Por exemplo: não vamos usar “prazo médio de rotação de estoques” se a empresa que estamos analisando é de prestação de serviços e não tem estoque.