Introdução Manual do Contabilista

Introdução Manual do Contabilista

 

Fazendo as coisas corretamente é que se valoriza a profissão de contador.

 

Dica importante: inicie hoje mesmo a contabilidade de seu escritório contábil.

 

Uma empresa sem Contabilidade é uma entidade sem memória, sem identidade e sem as mínimas condições de sobreviver ou de planejar seu crescimento.

 

Impossibilitada de elaborar demonstrativos contábeis por falta de lastro na escrituração, por certo encontrará grandes dificuldades em obter créditos em instituições financeiras ou de preencher uma simples informação cadastral.

 

A Contabilidade oferece dados formais, científicos e universais, que permitem atender a essa necessidade.

 

Com o fenômeno da globalização da economia, a informação contábil, além de ser utilizada dentro de todo o território nacional, poderá ser utilizada, também, em outros países.

 

A decisão de investir, de reduzir custos, de modificar uma linha de produtos, ou de praticar outros atos gerenciais deve se basear em dados técnicos extraídos dos registros contábeis, sob pena de se pôr em risco o patrimônio da empresa.

 

Diversas leis estabelecem que as pequenas e microempresas tem tratamento diferenciado, favorecido e simplificado.

 

Do ponto de vista contábil, têm ocorrido interpretações indevidas dessas leis, fazendo crer, inclusive, que estariam dispensadas da escrituração, induzindo-as à clandestinidade patrimonial, resultando na sua degeneração administrativa, econômica e financeira.

 

O que se pretende, é contribuir para a normalização das micros e pequenas empresas quanto ao aspecto de controle dos seus patrimônios, dando a elas a oportunidade de participarem, efetivamente, das estatísticas que mostram a riqueza nacional.