História do CRC de São Paulo

História do
Conselho Regional de Contabilidade
de São Paulo

 

 

O Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo foi instalado em 14 de dezembro e sua primeira reunião foi realizada em 23 de dezembro de 1946, às 21 horas, na sede do Sindicato dos Contabilistas de São Paulo, naquela ocasião, localizado na rua São Bento, 405, 11º andar.

 

Nessa primeira reunião, foi realizada a eleição para a escolha do primeiro presidente do CRC SP da qual saiu-se vitorioso o conhecido contador Pedro Pedreschi.

 

A segunda reunião do CRC SP foi realizada em 6 de fevereiro de 1947, também na sede do Sindicato dos Contabilistas de São Paulo e nela foram debatidos os temas referentes à efetiva instalação do órgão de registro e fiscalização do exercício da profissão contábil no Estado de São Paulo.

 

A sede do Sindicato dos Contabilistas de São Paulo foi usada para a realização de 39 reuniões do CRC SP e, em 15 de dezembro, o Conselho instalou-se em sua primeira sede, uma pequena sala de 16 metros quadrados localizada na rua Wenceslau Braz, 175, 5º andar, onde ficou até o final de 1951, quando mudou-se para uma sede maior, que ocupava todo o andar de um prédio na rua 3 de Dezembro.

 

Em 1952, Joaquim Monteiro de Carvalho comprou o 8º andar do Edifício da Lavoura, na rua 24 de Maio, 104, a primeira sede própria do CRC SP.

 

Ao mesmo tempo que ia crescendo em importância e em funções, o Conselho ia ocupando novos andares desse edifício até que passou a utilizá-lo quase que completamente.

 

Em 1990, foi criada uma comissão para estudar a viabilidade da construção de uma nova sede para o CRC SP e, em 6 de outubro de 1995, foi inaugurada a nova sede do Conselho, na rua Rosa e Silva, 60, um edifício de oito andares – padrão, dois mezaninos, térreo, dois anexos e três subsolos, com auditório e salas -de – aula, contando com quase 10 mil m2 de área construída.

 

Hoje, o Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo tem em seus quadros mais de 200 funcionários, dos quais cerca de 50 fiscais.

 

O Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo tem em seus quadros mais de 230 colaboradores, dos quais 42 são fiscais. Em seus registros, figuram mais de 295 mil profissionais e 50 mil empresas de serviços contábeis, ativos ou com registros já baixados. Dos que estão ativos, são mais de 140 mil profissionais e mais de 19 mil empresas de serviços contábeis.

 

Os profissionais e as empresas estão permanentemente sujeitos à fiscalização do CRC SP, que verifica se os padrões técnicos e éticos condizentes com a profissão contábil estão sendo seguidos.

 

Além de registrar e fiscalizar o exercício profissional, o CRC SP também é responsável por um ambicioso programa de desenvolvimento profissional que já beneficiou milhares de profissionais de todas as regiões do Estado com palestras e cursos.

 

Também tem um programa de integração com as principais faculdades de Ciências Contábeis do Estado para contribuir com a constante melhoria dos cursos oferecidos.

 

Imagem da sede do Conselho Regional de Contabilidade de SP.