Definição de Honorários Contábeis

Definição de Honorários Contábeis

 

O valor dos honorários contábeis depende dos seus conhecimentos e de sua dedicação ao trabalho.

 

Faça contabilidade para seu cliente não importando o porte ou regime tributário da empresa dele:

A) Escrituração contábil (livro diário e razão);
B) Balancetes: mensais, trimestrais e anuais;
C) Demonstrações de lucros e perdas;
D) Balanços anuais;
E) Outras demonstrações.

 

Se você não faz balancetes nem balanços para seu cliente, com base em qual demonstrativo você emite as obrigações acessórias mensais, trimestrais e anuais da empresa dele?

 

E mais ainda, se coloque no lugar do cliente. Ele paga honorários contábeis e não recebe nenhum demonstrativo, como ele pode afirmar que a contabilidade da empresa dele esta sendo realmente feita?

 

Os usuários dos serviços de contabilidade, só gostam de pagar bons honorários àqueles que demonstram ser profissionais de sucesso e cumpridores de seu dever.

 

Demonstre isso!

 

O aviltamento de honorários é uma forma de suicídio profissional.

 

O preço abaixo do custo faz a qualidade ceder à quantidade e o valor dos honorários acima da média de mercado afugenta os clientes.

 

Não compete aos Conselhos Regionais de Contabilidade o estabelecimento ou mesmo tabelamento de valores a serem cobrados sobre os serviços prestados pelos profissionais de contabilidade.

 

Alguns sindicatos tem divulgado tabelas como piso mínimo de honorários que podem servir de parâmetros.

 

Mas, o bom contador (a) não baseia seus honorários em tabelas. E sim em CUSTOS da prestação de serviços contábeis.

 

Portanto aprenda desde já a fazer sua planilha de custos dos serviços que pretende prestar ao seu cliente.

 

Não confunda custos com despesas!!!

 

Custos: é tudo o que você gasta para prestar os serviços ao seu cliente.

Exemplo de custos:
A) Mão de Obra (pro labore, salários e encargos sociais);
B) Papel sulfite, pastas, etc;
C) Tinta para impressora;
D) Formulários;
E) Taxas de registros dos órgãos públicos;
F) Cartórios;
G) Correios

 

Despesas: é o que você gasta para manter seu escritório em funcionamento.

Exemplo de despesas:
A) Energia Elétrica;
B) Agua;
C) Telefonia;
D) Provedor de acesso e hospedagem de seu site;
E) Aluguel;
F) Anuidades (Conselho Regional de Contabilidade).

 

Obviamente que pode haver outros custos e outras despesas dependendo do porte de seu escritório.

 

Um bom exemplo são os riscos inerente à atividade dos escritórios de contabilidade que foi objeto de uma monografia no meu curso de pós graduação em auditoria.

 

Servindo os exemplos acima apenas e tão somente como parâmetros para a sua planilha de custos de prestação de serviços contábeis.

 

Seja criterioso no cálculo dos seus custos.

 

O que não pode é você entrar em uma guerra de preços com seus concorrentes e acabar trabalhando de graça apenas para cobrir uma oferta.

 

Temos escritório de contabilidade para  ganhar dinheiro e obter lucros e não apenas para trabalhar.