Introdução à Finanças
O termo “Finanças” é de origem francesa refere-se ao compromisso que uma pessoa ou entidade assume a ser capaz de cumprir suas obrigações para com a outra. O conceito significa também riqueza, propriedade e tesouro público.
Para pessoas físicas e ou empresários: Finanças Pessoais;
Para empresas e entidades: Finanças Corporativas;
Para governos: Finanças Públicas.
Saiba que:
Nos negócios nem sempre:
“dinheiro é a solução”.
Normalmente pessoas, empresas ou entidades e até governos necessitam de controle financeiro o que deve ser feito através de 2 instrumentos que são: Caixa e Fluxo de Caixa.
Se você ou sua empresa esta sempre a procura de empréstimos procure verificar o verdadeiro motivo que está levando você a isto, pois você pode ter problemas internos de custos, produtividade, preço de venda e tantos outros que se não resolvidos trarão problemas ainda maiores em curto espaço de tempo.
De uma maneira bem simples, basta você saber resolver a seguinte equação:
Capital de giro mensal = Despesas Mensais (agua, luz, telefone, aluguel, folha de pagamento, encargos sociais) + impostos
Capacidade de endividamento = Capital de giro mensal x 20%.
Você deve estar se perguntando: porque somente 20%?
Porque acima disto, você esta comprometendo um percentual acima da renda mensal e não vai conseguir pagar as despesas mensais.
Um valor de empréstimo ou financiamento maior do que o resultado de: Receitas – Despesas vai começar a dificultar o pagamento do seu empréstimo ou financiamento.