Notas Fiscais

Notas Fiscais

 

Pela definição oficial brasileira, uma nota fiscal eletrônica (NF-e) é um documento de existência apenas digital, emitido e armazenado eletronicamente, com o intuito de documentar uma operação de circulação de mercadorias ou uma prestação de serviços, ocorrida entre as partes.

 

A obrigatoriedade de guardar (manter por 5 anos) tais arquivos é do CLIENTE.  Nunca do Escritório Contábil.

 

SEMPRE peça notas fiscais ou recibos em nome de sua empresa, por todas as despesas que forem efetuadas por ela.

 

NÃO dispenda recursos no mês mais do que o valor total de suas notas fiscais emitidas no período. Se fizer isto, estará arrumando dividas!

 

NÃO esqueça que de cada R$ 100,00 faturados 30% são tributos e encargos, não os utilize para outro fim.

 

COMPRAS DE VALORES VULTOSOS: Antes de efetivar a compra de veículos, máquinas, instalações ou móveis em nome da firma ou dos sócios, consultar o contador para saber sobre a documentação legal.

 

Normalmente estas compras são precedidas  de contratos que devem ser contabilizados de forma correta e informados em declarações aos governos, em muitas destas compras as micro e pequenas empresas podem obter créditos tributários dependendo obviamente do regime tributário em que estiverem enquadradas.