Marketing para Micro e Pequenas Empresas
Marketing é definido como a promoção de produtos, mercadorias e serviços junto aos consumidores.
A curto prazo, sempre ganha mais a empresa que chega primeiro.
No setor de serviços, quem oferece atendimento mais rápido e completa o serviço em tempo menor.
Fazer o melhor produto com materiais mais nobres e manufatura mais elaborada só garante retorno a médio e longo prazos.
Para ser o melhor todo empreendimento só se consolida caso se torne a melhor opção para algum serviço ou produto, dentro da sua área de atuação especifica.
O marketing atua para reforçar junto ao cliente a noção que recebeu o melhor serviço e atendimento disponíveis no mercado.
Só assim forma-se uma clientela estável, fiel a marca, ao produto e ao distribuidor.
A longo prazo, todo mercado se estabiliza em torno de dois produtos, dois fornecedores e dois prestadores de serviço.
Cada vez que uma empresa terceiriza ou efetua uma compra, ela tem sempre uma primeira e uma segunda escolha para a contratação dos serviços.
Um plano de marketing pode ser essencial para limitar as perdas de mercado. Um bom marketing mantém a imagem dos produtos ou serviços da empresa.
Todo esforço de marketing exige investimento constante de tempo e dinheiro. O sucesso, entretanto, depende mais da qualidade das ideias que a empresa consiga gerar.
O capital essencial é o cérebro do empresário e sua habilidade administrativa para canalizar trabalho e energia no desenvolvimento de iniciativas com impacto de mercado melhorando a imagem do negócio.
No marketing da micro e pequena empresa a estratégia de influência no mercado é variável pois precisa refletir as circunstâncias dos serviços que disputam a preferência destes consumidores.
Se a empresa é pequena, deve convencer seus clientes de que é moderna, isso significa informatizar-se e dispor de bom equipamento para a produção.
Mostrar ao cliente que esta familiarizada com os softwares mais avançados para contabilidade, cálculos de estimativas, controle de estoques, etc.
A pequena empresa deve apresentar algum tipo de vantagem ou serviço especial. os clientes só se interessam pela entrega em menor prazo.
Para a entrega dentro do prazo a pequena empresa precisa ter recursos materiais, capacidade de aumentar a produção por encomenda de ultima hora e liquidez financeira para contornar situações de flutuações de custos durante a manufatura.
A pequena empresa também precisa demonstrar que dispõe de capital humano que absorvam sobrecarga de trabalho, sem descuidar da qualidade do produto nem perder o bom humor no trato com os clientes.
A pequena empresa moderna deve dispor de uma plano de expansão ou consolidação no mercado onde atua.
A pequena empresa que cresce de forma planejada se revela mais produtiva pode divulgar sua eficiência, demonstrando que vem cumprindo com sucesso um plano administrativo.
Este plano é a garantia contra o improviso que destrói a reputação de tantas microempresas.
Uma empresa nova pode passar a percepção de experiência ao incorporar a seu quadro profissionais “refugiados das grandes corporações”.
O representante da empresa deve desenvolver um discurso que mostre que esta falando como um expert no seu ramo, que sabe competir no mercado.
Sem investir um centavo em consultorias especializadas, todo empresário atento pode fazer um estudo minucioso do perfil de sua clientela e dos mercados onde devera tentar gerar negócios.
Identificar quais produtos precisam ter suas vendas agilizadas e onde se encontram os possíveis compradores.
No setor de prestação de serviços a terceiros, o registro sistemático do nome e numero de telefone das empresas ou indivíduos que consultam a empresa pode servir de banco de dados inicial para a busca de novos clientes.
Através de retorno ou reação da clientela, é possível conferir junto ao mercado quais campanhas, promoção pelo correio, vendas por visita pessoal, anuncio em rádio, causam maior impacto no mercado gerando negócios.
O empresário precisa manter-se em constante interação com o publico do seu negócio. Isso pode ser concretizado através de seu contato pessoal ou telefônico, divulgação de iniciativas junto a mídia local pela distribuição de mala direta.
Crie pequeno anúncios para imprensa e rádios. Crie anúncios simples, diretos e objetivos.
Sempre que possível, integre sua empresa na vida comunitária, colaborando, patrocinando e participando d eventos comemorativos, beneficentes.
Aproveitar a experiência e o talento da casa para discutir produtos e formular estratégias de marketing. Isto é a ideia certa na hora certa.
A empresa pode lançar -se na criação de uma publicação do gênero newsletter algo em torno de uma folha de papel comum tratando de assuntos específicos da empresa, a divulgação de produtos e lançamentos e ofertas de novos serviços, distribuídos periodicamente entre clientes preferenciais ou entre clientes em geral.
Este tipo de cortesia gera o reconhecimentos pela concorrência e estabelece o nome empresa.